sábado, 5 de setembro de 2009

Limpeza e Manutenção do Aço Inox

Sem necessidade de revestimento ou qualquer outra proteção contra corrosão, o Inox é famoso por manter sua aparência original por muito tempo. Esse é, sem duvida, um dos motivos porque há mais de 70 anos o aço inoxidável tem sido utilizado por arquitetos em diferentes aplicações de interiores e exteriores da construção civil. No entanto, corno todo material utilizado em construção civil, e preciso realizar limpezas periódicas para conservar a superfície do aço inoxidável sempre em boas condições.

Limpeza de Manutenção

A chuva é uma grande aliada na limpeza do Inox utilizado em áreas externas descobertas, como por exemplo, fachadas. Conforme a inclinação da peça, a chuva torna-se a maior responsável por retirar o acúmulo de sujeira e detritos, mantendo as características estéticas do material por um bom tempo.

No caso das áreas externas cobertas, é preciso mais atenção e cuidado durante a limpeza de rotina para retirar a sujeira acumulada trazida pelo ar. Em áreas litorâneas e industriais, estas precauções devem ser dobradas, já que cloretos, sulfatos, sulfetos, etc. podem se fixar na superfície do Inox, iniciando um processo de corrosão localizada. Mais uma vez, a prevenção é a melhor arma para manter a beleza do aço inox. Para tanto, limpezas semanais são necessárias nestas áreas.

Marca de dedos

Uma forma de prevenir as marcas de dedos é aplicando-se óleo de bebê ou vaselina líquida na superfície do Inox. Para a limpeza dessas marcas, água e sabão ou um detergente neutro bastam.

Manchas d’água

surgem após a secagem da água e prejudicam a estética do Inox. Essas manchas são decorrentes de impurezas contidas na água, especialmente em regiões de água dura (contendo sais dissolvidos). Para removê-las, utilize água limpa, de preferência destilada ou desionizada e seque bem.

Manchas de óleo e graxa

podem ser removidas com produtos à base de álcool, álcool isopropílico ou outros solventes tais como acetona, os quais não oferecem risco de corrosão ao Inox. Remova todos os vestígios de óleo ou graxa utilizando solvente e panos limpos.

Tintas e pichações

devem ser retiradas com removedores de tinta alcalinos ou à base de solventes. Nunca use raspadores, facas ou esponjas de aço que poderão arranhar a superfície do Inox.

Agentes desconhecidos

Quando a superfície estiver bastante suja e for impossível identificar exatamente qual o agente a ser eliminado, polidores de metal usados para peças cromadas (como os de uso automotivo) são recomendados. E importante notar que as superfícies extremamente polidas requerem cuidados redobrados para evitar arranhões. Atenção: evite limpar apenas locais específicos da superfície, já que a limpeza completa oferece um resultado visual mais satisfatório, sem diferenças ao longo do Inox.

Intervalos de Limpeza

O Inox em interiores deve ser tratado com parte da rotina de limpeza de um ambiente, sem nenhuma diferença em sua periodicidade. Como qualquer outro material, o Inox deve ser limpo antes que se forme uma camada de sujeira ou marcas visíveis de dedos. Dessa forma, a limpeza fica mais simples, os custos menores e a conservação mais eficiente. Nas áreas externas, o inox pode estar exposto a ambientes mais agressivos, como: atmosferas marinhas, poluentes industriais, poluição urbana, que podem causar o aparecimento de manchas sobre o Inox. Estas áreas devem ser limpas pelo menos uma vez por semana.

Produtos de Limpeza

Água, sabão e detergente neutro são produtos que podem fazer a diferença na rotina de limpeza do Inox aplicado em interiores e exteriores. Os produtos de limpeza para vidro encontrados em supermercados, que não contenham cloro ou cloreto, são ideais para a limpeza do Inox com acabamento tipo “espelho”. Pano macio e úmido pode ser usado para remover sujeiras leves como poeiras ou marcas de dedos. Buchas de náilon, utilizadas em cozinha, atendem bem quando o assunto é uma limpeza mais pesada. Em superfícies brilhantes, o uso da face mais abrasiva da bucha não é aconselhado. Em acabamentos direcionados (escovados e lixados) a limpeza deverá ser feita no mesmo sentido do escovamento/lixamento e nunca perpendicular a ele. Alcool, álcool isopropílico e acetona são indicados na remoção de graxas e óleos e não oferecem risco de corrosão ao Inox.

Produtos de Limpeza que não devem ser Usados

Ácido clorídrico, conhecido popularmente como ácido muriático, nunca deve ser utilizado na superfície do Inox. Alvejantes são produtos clorados e prejudiciais ao Inox e devem ser evitados. Polidores de prataria são abrasivos e podem arranhar o Inox. Buchas abrasivas ou palhas de aço além de riscarem a superfície, como dito anteriormente, podem gerar depósitos de aço carbono na superfície, o que poderá causar pontos de corrosão. Acidos (fosfórico e nítrico), com exceção dos citados no tópico anterior, devem ser evitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário