sábado, 5 de setembro de 2009

COMO ASSENTAR E REJUNTAR BLOCOS DE VIDRO

O uso de paredes, internas e externas, com blocos de vidro é muito freqüente em nossa arquitetura. Pelo fato de o bloco de vidro ter dilatação e absorção muito baixas, é necessária a utilização de uma argamassa especial.

Os blocos de vidro são peças que não apresentam absorção de água, exigindo, uma argamassa especial, com elevada aderência.

O assentamento dos blocos requer a utilização específica de ferramentas e acessórios, assim como das argamassas para seu assentamento e rejuntamento.

A utilização de material inadequado provoca fissuras nas juntas e desprendimentos tanto do material de rejuntamento quanto do bloco de vidro, comprometendo a estética e a estanqueidade do elemento construído.

Para iniciar o assentamento é necessário verificar a planeza da base e o prumo das referências verticais onde serão assentados os blocos.Em alguns casos o fabricante dos blocos recomenda assentamento sobre cantoneira metálica fixada no piso.Sempre consulte as recomendações do fabricante dos blocos de vidro.

Certifique-se de que o vão a ser preenchido com os blocos tem as dimensões adequadas quanto ao seu formato, uma vez que eles não devem ser cortados. É recomendado que o projeto do assentamento encontre-se de acordo com as demais indicações dos fabricantes dos blocos.


É aconselhável utilizar barras de aço no assentamento dos blocos para travamento do painel a ser construído. Inserir na junta de assentamento vertical e horizontal barras de 5mm de diâmetro, ou conforme critério do responsável pela obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário