sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dicas do Especialista

Tubulação Hidráulica

Para ser efetuada a ligação entre tubos e seus acessórios, são utilizados diversos métodos: roscas, soldas, flanges, etc. Entre esses, a rosca é a mais usada, pois apresenta baixo custo e é de fácil execução.
É de importância fundamental levar-se em conta que a rosca utilizada para a ligação de acessórios hidráulicos não é uma rosca comum, pois além de efetuar a ligação mecânica entre os tubos e conexões, terá também que proporcionar um acoplamento estanque, ou seja, sem possibilidade de vazamentos. Isso é possível devido à conicidade existente nesse tipo de rosca.
As roscas para tubos são diferentes das roscas de sujeição para vergalhões, porcas, eixos roscados, etc., pois para essa finalidade são paralelas.
Nas roscas para tubos não se podem admitir falhas, oxidações e filetes perfeitos. Isso é facilmente compreensível ao analisarmos os líquidos a serem conduzidos pelos tubos, que, em muitos casos, são extremamente voláteis ou inflamáveis.
Assim, os acoplamentos devem ser encarados com responsabilidade, tendo os cuidados necessários para a sua instalação, que assim como as exigências técnicas, devem ser rigorosamente obedecidos.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) adotou a rosca Britânica cuja denominação é BSPT. Atualmente, denomina-se apenas BSP.
A norma NBR 6414 exige que a rosca BSP deverá ser utilizada em linhas de tubo cuja pressão máxima seja de 25kgf/cm ou 360 libras/pol, em temperaturas de 120ºC .

As matérias desta parte de dicas de tubulação hidráulica foram elaboradas e cedidas pela: SAMA TARRAXAS e COMPONENTES.

http://www.irmaosabage.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário